Novembro Azul Pet e a Importância da Castração Canina

Castração

Em 17 de novembro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No chamado “Novembro Azul Pet”, os animais domésticos não ficam de fora da ação de cuidado e saúde animal.

A iniciativa em prol da conscientização sobre tumores e anomalias prostáticas nos pets machos, tem como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata, testiculares e hiperplasia prostática canina. 

Câncer de Próstata em Animais

Você sabia que o Câncer de Próstata também afeta os animais? 

Sim. E é uma doença perigosa, muitas vezes silenciosa, que atinge cerca de 4% dos cães de meia idade, ou com mais de quatro anos.

Porém as chances dos machos desenvolverem tumores de testículos e perianais aumentam em 90% quando os machos não são castrados, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária. 

Embora não seja tão comum, a doença é grave e pode causar muita dor e desconforto, além de outras complicações, como abscessos, cistos na próstata e até a morte. 

Quais são os principais sintomas do Câncer de Próstata Animal?

Entre os sintomas mais comuns do Câncer em animais está a presença de sangue e secreções na urina, perda de peso, postura arqueada e febre. Também são relatados incontinência e a infecção urinária em decorrência do aumento do tamanho da próstata, que pressiona a uretra. A dificuldade para defecar e as fezes em forma de fita, achatadas, também ocorrem pelo mesmo motivo. Em estágios mais avançados o câncer pode causar infecções em múltiplos órgãos.

Como é feito o Diagnóstico?

É recomendado que o tutor realize mensalmente uma observação geral. Mas o diagnóstico de alterações prostáticas animais devem ser feitas por um Médico Veterinário, através de avaliação clínica mediante suspeita de sintomas. 

Caso seja detectado algum nódulo ou aumento, chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB), o próximo passo são exames para confirmação, como o ultrassom abdominal e possível coleta para biopsia e citologia. A confirmação ocorre por diagnóstico histopatológico, que apura se o tumor é maligno ou benigno: hiperplasias benignas (aumento do tamanho), hiperplasias malignas (câncer), inflamações (prostatite) e se há presença de cistos, etc.

Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores serão as chances e a velocidade de cura do animal. 

Como ocorre o Tratamento?

Existe o tratamento medicamentoso ou cirúrgico, que é a remoção dos testículos (orquiectomia) associada, ou não, à remoção total ou parcial da próstata (prostatectomia). Esta segunda intervenção não é feita com frequência devido à complexidade da cirurgia. Além disso, a quimioterapia apresenta bons resultados. O tratamento pós-cirúrgico costuma ser com antibióticos.

Como prevenir o câncer de próstata em Pets? 

A castração, ou orquiectomia, no primeiro ano de vida do animal, quando o mesmo atingir a puberdade, é o procedimento mais eficiente para evitar o surgimento do câncer em pets. A realização do procedimento pode diminuir a incidência do problema em até 90%. 

Antes de tudo, é preciso realizar exames de sangue para ver se o animal está apto a ser castrado. A triagem também inclui uma avaliação da condição cardíaca e de fatores como idade e raça. 

Um ótimo período para se fazer a castração é 30 dias após as vacinas aplicadas ao filhote, quando a recuperação é mais rápida. O procedimento cirúrgico, quando feito nos machos ainda pequenos, impede a produção excessiva de hormônios. Evitando drasticamente o crescimento do tecido prostático e o risco da formação de tumores de próstata e testículos.

Além disso, castrar machos ajuda a evitar outros problemas como agressividade, marcação exagerada do território (xixi fora do lugar), problemas comportamentais. Ajuda no controle populacional dos animais e consequentemente o problema do abandono de filhotes, além de acabar com o constrangimento de cães “agarrando” em pernas ou braços de visitas.

Um dos maiores obstáculos para a realização da castração ainda é o preconceito. Mas ao contrário do que possa parecer, o procedimento não torna o animal menos ágil ou feliz.

Por isso, a importância dos cuidados propostos pelo novembro azul pet e de fazer o acompanhamento médico veterinário e a realização do procedimento da orquiectomia (castração), para a prevenção de doenças de todos os pets machos, a partir dos 6 meses de idade.

Castrando o seu animal você está prolongando a vida e proporcionando qualidade de saúde para o bichinho. A abordagem preventiva continua sendo o melhor remédio. Procure sempre uma avaliação com o médico veterinário de sua confiança. 

Em busca de um Local para Castrar seu Cãozinho ou Gato em Florianópolis?

O Hospital Veterinário Cão.Com, 24 Horas, realiza procedimentos com todo o profissionalismo que seu Pet merece.

Diagnóstico ágil e um Centro Cirúrgico preparado e esterilizado para cirurgias simples e complexas, Castração, acompanhamento pós-cirúrgico e experiência com mais de 10.000 procedimentos executados. 

Tudo para garantir o cuidado e a recuperação do Animal e tranquilidade para os tutores.

Tags :

Recentes

Siga nas Redes Sociais

× Atendimento