Conheça essa Tendência de Mercado e saiba como implementar o Conceito Pet Friendly no seu Negócio.
Você sabia que 42% dos donos de animais de estimação já deixaram de frequentar ou ir à algum lugar que não aceitava os pets?
Todo apaixonado por animais quer estar sempre ao lado do seu pet. E essa é a essência do novo modelo de negócios chamado “Pet Friendly”, que torna as empresas mais inclusivas para os animais.
Descubra o que significa e como aproveitar essa tendência para atrair clientes e potencializar seu negócio!
SIGNIFICADO PET FRIENDLY
O termo “Pet Friendly” é recente e tem sido amplamente utilizado para designar lugares e estabelecimentos onde os animais de estimação são bem-vindos.
O conceito se refere aos lugares onde os pets podem entrar e que tenham um ambiente preparado para recebê-los da melhor forma e proporcionar conforto para os bichinhos.
BENEFÍCIOS DE TRAZER ANIMAIS PARA DENTRO DAS EMPRESAS
O carinho e apego dos tutores com seus bichinhos faz com que queiram estar perto todo o tempo. E por este motivo muitos estabelecimentos estão aderindo a essa tendência.
Segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é atualmente um dos três maiores mercados do mundo em faturamento no setor pet, e fica atrás somente dos Estados Unidos e Reino Unido.
Do ponto de vista dos Negócios, aderir ao modelo Pet Friendly pode ajudar a atrair esse público gigantesco de clientes e aumentar o movimento do ambiente. Em uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC Brasil), 62% dos entrevistados disseram sentir falta de espaços que possibilitem a permanência dos animais de estimação junto aos donos, como lojas, centros comerciais, bares e restaurantes.
Outro benefício é em relação aos ambientes de trabalho e escritórios.
Se sua empresa busca impactar a forma como os seus colaboradores se relacionam, a adoção da cultura Pet Friendly é uma ótima opção.
Ao contrário do que se imagina, inserir os pets no dia a dia da empresa promove a interação entre a equipe e diminui a tensão no ambiente de trabalho.
Um estudo da Universidade de Plymouth, na Inglaterra, indica que basta um aquário no local de trabalho para os níveis de ansiedade baixarem significativamente.
Com seu pet por perto no trabalho, os donos dos animais ficam mais focados e produtivos por não precisarem se preocupar com os animais sozinhos em casa.
Essas são apenas algumas das vantagens que a presença de animais de estimação podem trazer para os negócios.
COMO ADAPTAR SEU NEGÓCIO?
Contudo antes de adotar políticas de inclusão e permanência de animais de estimação em seu estabelecimento é preciso avaliar a viabilidade de adequar o espaço.
Elencamos uma lista de atitudes e cuidados que devem ser tomados na hora de começar a aderir o modelo Pet Friendly:
– Comece desenvolvendo uma lista de critérios para cães permitidos. Isso pode incluir pedir evidências de bom comportamento; status de vacinação; idade mínima e raça, por exemplo. Também considere limitar o acesso a áreas apropriadas e exigir que os animais estejam com a saúde em dia, por exemplo;
– Atenção aos cabos de energia, corredores estreitos e janelas baixas sem proteção, que podem se tornar perigosos e causar acidentes com os bichinhos;
– É preciso dispor de um lugar onde haja saquinhos de lixo, tapetes higiênicos, panos para auxiliar na limpeza do ambiente pelos próprios tutores, caso ele venha a fazer sujeira no estabelecimento;
– Providencie recipientes de água e comida em pontos estratégicos; sinalizadores de portas de vidro; coleira para deixar os animais e caminhas para descanso. Oferecer comida é um diferencial;
– Disponha de uma equipe de atendimento treinada e com conhecimentos básicos sobre raças e sobre como lidar e receber bem os animais;
– Estabelecimentos como restaurantes e padarias devem seguir algumas regras para estarem de acordo com as normas de vigilância sanitária da Anvisa;
Essas são algumas das exigências mínimas para um serviço Pet Friendly de excelência. Dependendo do segmento, pode ser importante tomar outras providências, como a distribuição de kit de boas-vindas e convênios com Clínicas ou Hospitais veterinários, por exemplo.
Trazer os animais para mais próximo das Empresas traz diversos benefícios, tanto para as empresas, como para os tutores e pets, desde que a interação seja feita da maneira adequada, respeitando regras e particularidades de cada ambiente. Vale lembrar que nem todo lugar é indicado para animais.
Ao transformar seu Negócio para um Conceito Pet Friendly, priorize sempre as melhores práticas e suprimentos de qualidade.
Em Florianópolis encontre produtos de higiene e alimentação animal com a melhor procedência no Pet Shop Cão.Com.
Gostou das dicas? Compartilhe nossos conteúdos nas Redes Sociais.
Negócios Pet Friendly: Saiba como Transformar sua Empresa
29 de março, 2021