Seu cão é alérgico? Conheça os novos testes diagnósticos da Cão.Com

Saúde

A MV Camila Coelho e Silva, proprietária da Cão.Com, é a profissional responsável pelo atendimento de casos dermatológicos na Clínica.

A partir de recente Curso de aperfeiçoamento realizado na Dermatovet em Curitiba, a Dra. Camila passou a utilizar os novos testes alérgicos cutâneos, que apresentam vantagens em relação aos habituais testes sorológicos até então utilizados.

Os testes alérgicos são importantes na identificação específica das possíveis substâncias que provocam as alergias frequentes nos pets – e muito comuns nos cães atópicos. A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é um dos tipos mais comuns de dermatite. É uma doença crônica da pele que provoca engrossamento da pele, queda de pelos e muita coceira em face, região da dobra do braço e patas.

Os novos testes alérgicos são também bastante úteis no diagnóstico de dermatites de contato alérgico e alergias alimentares com quadro inflamatório gastro intestinal.

A vantagem dos testes cutâneos sobre os testes sorológicos ocorre porque eles não resultam em resultados falso positivos. Seus resultados permitem ao Veterinário selecionar com especificidade os alérgenos com os quais o cão tem maior reação.

“Além disso – e diferentemente dos testes sorológicos, que vêm em kits importados fechados e que não oferecem ao profissional a opção de escolha – os resultados dos testes cutâneos são mais rápidos e seus valores, mais acessíveis”, informa a Dra. Camila.

Existes dois tipos principais de testes cutâneos, o Prick Test ou o Patch Test. A Cão.Com oferece ambos.

PRICK TEST

Realizado com a aplicação de gotinhas de antígenos padronizados em laboratório. São testados 26 antígenos listados pela FDA Allergenic e ALC Alérgenos, as duas maiores empresas de alérgenos de humanos em atuação no Brasil.

O teste é feito no consultório, sem necessidade de sedação do pet e mediante autorização de tricotomia (remoção dos pelos) em região lateral torácica de  aproximadamente 12 x 10 cm. O resultado do teste fica pronto em 1 hora e a liberação do laudo é feita em até 48 horas. A escolha dos antígenos é importante pois durante a realização do teste ele tem contato (mínimo) com as substancias que fazem parte de sua rotina do animal, o que permite um diagnóstico mais preciso com orientações sobre possíveis exclusões.

Para alguns alérgenos testados é possível fazer vacina imunoterápica a fim de reprogramar o sistema imune do animal para determinadas substâncias aos quais comprovadamente ele tem alergia, estimulando assim a modulação das respostas alérgicas e reduzindo as chances de uso medicações de uso contínuo para os pacientes atópicos.

Os dois tipos de Prick Test realizados na Cão.Com permitem testar a reação alérgica às seguintes substâncias:

GRUPO 1 | ALÉRGENOS AMBIENTAIS

  1. Gramíneas (Cynodon dactylon, Paspalum notatum, Lolium multiflorum)
  2. Acaros mix (Dermatofagoides pteronyssenus, Dermatofagoides farinae, Blomia tropicalis)
  3. Aspergilus (fungo encontrado na poeira, nos alimentos em pó e nos material de construção)
  4. Alternaria (fungo dos lugares úmidos )
  5. Barata americana ( componente importante da poeira doméstica)
  6. Pulgas
  7. Mosquito (culex)

GRUPO 2 | ALÉRGENOS ALIMENTARES

  1. Banana
  2. Milho
  3. Soja
  4. Batata
  5. Frango
  6. Leite
  7. Tomate
  8. Carne suÍna
  9. Mandioca
  10. Arroz
  11. Clara de ovo
  12. Gema de ovo
  13. Carne bovina
  14. Trigo
  15. Salmão
  16. Pescada/Merluza ( peixes de carne branca )
  17. Aveia

PATCH TEST

O Patch Test é feito a partir da aplicação de um adesivo hipoalergênico com 10 câmaras plásticas que permitem a inclusão de até 10 alérgenos que não estão disponíveis no Prick Test.

Dentre esses alérgenos podem ser escolhidos shampoos, frutas, alimentos que compõem uma dieta caseira, dentre outros.

No Patch Test, os alérgenos são preparados pelo tutor mediante orientação prévia do Veterinário. Após a colagem da fita teste, o pet deve permanecer de roupinha cirúrgica por 48 horas, quando retorna ao consultório para a leitura dos resultados.

Este teste pode ser bastante útil também em casos de intolerâncias alimentares quando não se sabe a causa específica.

Se o seu cão sofre com alergias, entre em contato conosco. Vamos ajudar você e seu querido amigo.

Tags :

alergia, alergia cães, cao, coceira, coceira cães, dermatite cão, dermatologia veterinaria florianopolis, veterinario

Recentes

Siga nas Redes Sociais

× Atendimento