A importância do Check-Up na Longevidade do seu Pet

Saúde dos Pets

Um dos principais motivos para a realização do checkup anual nos animais de estimação é porque um ano da vida de um pet representa, em média, sete anos de vida humana. Logo, deixar de realizar o checkup significa que, no período de um ano, muitas condições reversíveis pelos tratamentos preventivos podem não ser mais eficazes. Um ano é um longo período na vida de um cão ou de um gato, mas nem sempre estamos atentos para esse fator.

Cada Clínica Veterinária adota um sistema diferente de checkup, que pode incluir ou excluir determinados exames.

A partir da nossa experiência com os tutores e pets da Cão.Com ao longo de quase duas décadas, compreendemos que um checkup super completo, com todos os exames que seriam recomendáveis, nem sempre está ao alcance de todos. Ao longo do tempo, aprendemos que, para que pudéssemos incluir o maior número possível de pets no checkup anual, era importante determinarmos quais os exames básicos indispensáveis a serem incluídos. Deste modo, apenas pets com condições de saúde específicas teriam que passar por exames complementares específicos. Os resultados tem sido mais do que positivos.

Por aqui o mês de março é dedicado a nossa Campanha de Checkups. Neste período, fazemos um esforço para levar até os tutores informações sobre a importância de sua realização na prevenção de doenças mais sérias.

Trabalhando 24 horas por dia, 365 dias por ano no atendimento veterinário clínico e de emergências, aprendemos que os custos com a manutenção da saúde dos animais de estimação reduzem sensivelmente com a realização anual dos checkups.

Medidas preventivas e tratamentos de doenças em sua fase inicial são – de forma efetiva -menos dispendiosos do que tratamentos de doenças crônicas e/ou em estágios mais avançados.

Confira como é realizado o checkup pet na Clínica e Hospital Veterinário Cão.Com:

  1. Análise da Carteira de Vacinação
  2. Comparativo do estado geral de saúde do pet em relação às suas últimas visitas ao Veterinário
  3. Anotações gerais sobre ocorrências recentes incomuns tais como perda de apetite, sede excessiva, alterações na rotina de sono, dentre outras.
  4. Exame físico que inclui:
    1. Inspeção visual: pele, olhos, ouvidos, dentes e estado corporal
    2. Ausculta de pulmões e coração, com eventual medição de pressão
    3. Percussão e palpação de barriga e coluna
    4. Avaliação de lesões articulares
    5. Recomendação de exames complementares (funcionais e/ou de imagem)

No checkup ainda podem ser recomendados para alguns pets exame de sangue e ultrassom, indispensáveis no diagnóstico preventivo de inúmeras doenças que não podem ser detectadas apenas pelo exame clínico.

A partir do resultado dos exames, e somente nos casos em que são identificados sintomas que indiquem condições mais sérias de saúde, os pets são encaminhados para outros exames específicos que permitam a indicação do tratamento correto de sua doença.

O checkup é também é uma oportunidade especial para a revisão das práticas de alimentação dos petsavaliação do controle parasitário, da prática de exercícios, além de permitir a avaliação de sintomas e mudanças de comportamento que possam indicar alguma doença.

Lembre-se que os pets não falam. Ainda que muita gente entenda que seu nível de interação com o animal de estimação é tão especial que qualquer alteração seria percebida, nossa experiência clínica mostra que não é incomum que tutores cuidadosos não percebam sintomas físicos mais sutis ou que não impliquem em perda de apetite ou mudanças de humor.

Estando atento ao estado real de saúde do seu pet, ele estará com você por muito mais tempo, e seus custos com atendimento veterinário, com certeza, será menor.

Tags :

Recentes

Siga nas Redes Sociais

× Atendimento