5 Dicas para escolher um Novo Pet

Mundo Animal

Quase sempre a compra ou adoção de um pet se dá por impulso. Para escolher bem um novo pet, reunimos algumas dicas importantes para você não errar na escolha.

Pets são compromissos de longo prazo

Saiba que você está prestes a assumir um compromisso sério para os próximos 15 ou 20 anos. Com os avanços da medicina veterinária, o pets tendem a viver por mais tempo e você não pode simplesmente descartá-lo quando estiver idoso. Pense nisso antes de decidir.

Como-Nascem-Os-Cachorros-14Pets exigem atenção

Os pets não vem com botão que liga e desliga. Eles tem necessidades básicas, são animais sociais e precisarão sempre do seu carinho e da sua companhia. Antes de tomar uma decisão, avalie se você dispõe do tempo livre necessário e está disposto a dedicar parte dele ao seu novo amigo.

Pets são diferentes entre si

As diferentes raças de cães e gatos são muito diferentes entre si. Um cão para guarda do terreno requer espaço e pulso para mantê-lo sob controle. Raças brincalhonas não se prestam a essa tarefa. Se você vive num apartamento pequeno, dê preferencia a raças pequenas. Se você aprecia tranquilidade, procure raças calmas e de companhia; se prefere agitação, busque amigos com mais energia. Se você tem crianças, opte por raças brincalhonas. Felinos são mais exigentes e bastante interativos, perfeitos pra quem não gosta de sair pra passear com o pet.

Pets implicam em orçamento adicional

Lembre-se que um pet em casa implica necessariamente em algumas despesas extras com alimentação, vacinas, medicamentos anti pulgas e eventualmente banho e tosa terceirizados.

A pelagem de um pet de pelo longo exige banho e tosa frequentes. Há raças mais frágeis que enfrentam problemas de alergia, cães com tendência a problemas ósseos e musculares, dentre outras condições veterinárias.

O pet é seu, não das criançasdicas-para-caes-filhotes

Muita gente compra ou adota um pet para as crianças. Elas sabidamente  adoram animais, mas – dependendo da idade – não podem ser totalmente responsáveis pelo novo pet. Cabe aos pais assumir as responsabilidade pelo novo membro da família, proporcionando uma convivência harmônica e saudável entre eles. Ter um pet na infância pode ensinar muito às crianças sobre cuidado, amor, rotina e paciência, mas responsabilizar as crianças pela educação e cuidados com o pet é a receita para o desastre.

Agora que você já sabe quase tudo o que precisa para escolher um novo pet, pesquise cuidadores com boas referências, visite o local, as condições sanitárias e os genitores.

Se possível, converse com o Veterinário que acompanha a ninhada. Pergunte sobre doenças genéticas e ambientais, vermífugo, vacinas e ração.

Se você já foi adotado por um pet e não teve tempo de planejar, não se preocupe: faça o seu melhor e descobrirá a gratidão incondicional de um pet.

No fim das contas, não somos nós que escolhemos o nosso pet: é ele quem nos escolhe!

Dr. Luciano Granemann Silva | Médico Veterinário

 

Tags :

pets

Recentes

Siga nas Redes Sociais

× Atendimento