fbpx

Alergias Animais comuns durante a Primavera

Mundo Animal

Primavera. Mudanças bruscas de temperatura, umidade e período de polinização…  A combinação perfeita para o surgimento de processos alérgicos em cães e gatos e época de reprodução de insetos como pulgas e carrapatos.

Conheça nesta matéria quais as principais doenças alérgicas recorrentes em Pets, durante a primavera, e saiba como tratá-las.

PRINCIPAIS ALERGIAS ANIMAIS, CAUSAS E SINTOMAS
Pneumonia Animal

Embora se pense que pneumonia é uma doença de inverno, a mudança de temperatura com dias quentes e noites mais frescas também pode ser um risco para o aparecimento desta enfermidade. 

Causas: Parasitas, fungos, vírus e bactérias são os principais causadores da doença. Um simples resfriado que eles contraiam, se não tratado com atenção, pode evoluir para uma pneumonia. 

Sintomas: Ela se apresenta principalmente por dificuldade de respirar, tosse intermitente, febre, secreções e corrimentos nasais.

Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitos (DAPE) 

Alergia causada pela ação de pulgas e carrapatos.

Causas: O problema está na saliva desses ectoparasitos, que tende a irritar a pele do cachorro, levando a uma coceira extrema. 

Sintomas: Pets que sofrem com esse problema, adquirem o hábito de se lamber e se esfregar demais em diferentes superfícies, justamente por conta desse incômodo excessivo causado pela alergia. Esse hábito pode levar ao surgimento de feridas na pele e de alopecia, que são falhas no pelo.

Além de alergias, os carrapatos também podem transmitir Ehrlichia, Babesia e Anaplasma, por exemplo, que causam a comum e grave doença do carrapato. Já as pulgas também podem transmitir o Mycoplasma, que causa sinais semelhantes a doença do carrapato e pode ser bem grave em gatos.

Dermatite Atópica Canina

Quando a coceira é constante e o comportamento passa do limite aceitável,  pode indicar a presença de uma alergia chamada Dermatite Atópica, doença genética que normalmente não tem cura e exige acompanhamento e tratamento.

Causa: Entre os fatores mais comuns para o surgimento da dermatite, estão alérgenos muito presentes na rotina dos cães, como ácaros, bolores, poeira e pólen.

Sintomas: O tutor vai perceber se a coceira é excessiva e atrapalha atividades comuns do animal, como comer, beber água ou brincar. Também é comum o surgimento de vermelhidão e descamação da pele, otite de repetição e lesões bacterianas ou fúngicas.

CUIDADOS PARA EVITAR ALERGIAS EM CÃES E GATOS

Como acabamos de ver, assim como os humanos, os Pets também têm alergias que se acentuam com a chegada da primavera. 

Estima-se que 40% dos pets no Brasil têm algum tipo de alergia, e a tendência é de aumento de pets devido a fatores ambientais, alimentares e genéticos.

Mas para prevenir esses problemas de saúde animal, existem cuidados essenciais que devem ser levados em consideração, como:

– Ao levar seu animalzinho para passear  (o que é ótimo) fique atento ao que eles estão fazendo, pois o contato com a natureza, grama, lixo, comidas e etc, deixam os Pets mais suscetíveis a parasitas e bactérias;

– Muita atenção a proliferação de pulgas e carrapatos. A reprodução desses parasitas é maior nessa época do ano, portanto utilize de produtos e coleiras próprios contra pulgas, carrapatos e mosquitos e faça a higienização do ambiente juntamente com o controle no animal. 

– Tenha muito cuidado com produtos de limpeza e outros produtos que possam causar alergias

– Mantenha o animal limpo e a pelagem sem nós e emaranhados, com a tosa em dia.

Caso seu Pet apresenta um dos sinais citados no texto, procure um Médico Veterinário, que fará os exames, o diagnóstico e o melhor tratamento.  E tenha muito cuidado com a automedicação, pois o uso incorreto de remédios gera um alto risco de intoxicação do animal.

Fiquem sempre atentos e acompanhem o comportamento dos animais para garantir uma temporada saudável aos cachorros e gatos.

Dúvidas sobre Alergias Animais? 

O Hospital Veterinário Cão.Com atende com Serviços Médicos Veterinários Especializados para cães e gatos e Plantão 24h no bairro Santa Mônica, em Florianópolis. 

Tags :

× Atendimento