fbpx

A Importância das Vacinas para Proteger Cães e Gatos

Vacina Animal

Muitos hábitos são importantes quando se fala em saúde animal.
Mas a mais importante delas continua sendo a imunização através das vacinas.
Isso aumentará a expectativa de vida do seu Pet e ajudará a mantê-lo saudável e por muitos anos ao seu lado.

Indispensável para manter a saúde e bem estar nos animais, este procedimento de imunização é o método mais eficaz para prevenir doenças infecciosas e promover a imunidade contra esses agentes. As Vacinas são criadas com vírus e/ou bactérias mortos ou inativados que não causam doenças, mas preparam o sistema imunológico do organismo do animal para se defender.

Além dos benefícios para a saúde, a economia também é um fator que justifica o investimento. Segundo o Dr. Luciano Granemann “vacinação é a forma mais econômica e segura de prevenir doenças” e “mesmo com a crise econômica, a procura vem aumentando. De acordo com ele “os custos de tratamento da gripe, por exemplo, podem chegar a 600% o valor da dose.”

Existem inúmeros tipos de vacinas para Pets no mercado, sendo obrigatórias as vacinas múltiplas ou polivalentes e as antirrábicas, para cães e gatos.

PRINCIPAIS VACINAS PARA CÃES

As vacinas Múltiplas ou Polivalentes correspondem as primeiras vacinas dos cachorros, conhecidas como V8 e V10, e aumentam a resistência deles para as principais doenças virais e bacterianas.
Vacina V8: protege da Cinomose, Parvovirose, Hepatite infecciosa, Adenovirose-2, Parainfluenza, Coronavirose e duas cepas de Leptospirose;
Vacina V10: protege das mesmas doenças que a V8 e de mais duas cepas causadoras da Leptospirose;
Vacina antirrábica: protege o seu Pet da raiva, que é uma doença que não tem cura e é uma zoonose (transmitida aos seres humanos pelos animais);
Para os cães existem ainda algumas vacinas facultativas que devem ser aplicadas de acordo com recomendação do médico-veterinário e o risco de exposição do animal a essas doenças. São elas: Leishmaniose, que atinge o sistema imunológico (de defesa), Giardíase, que é uma infecção no intestino delgado, e Tosse dos Canis, que é popularmente conhecida como gripe dos cães.

PRINCIPAIS VACINAS PARA GATOS

Existem três tipos de vacinas polivalentes importantes para manter a saúde dos felinos;
Vacina V3: protege os bichanos contra Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose;
Vacina V4: inclui também proteção contra Clamidiose;
Vacina V5: soma a imunização contra Leucemia Felina;
Para ser vacinado, o gato deve ter sido vermifugado anteriormente e estar saudável, sem febre ou diarreia;
A primeira dose só pode ser dada quando o bichano tiver entre 45/60 dias, para evitar que os anticorpos passados da mãe para o filhote interfiram na eficácia da imunização.
Vacina Antirrábica: é a única forma de prevenção segura da doença e deve ser administrada ainda filhotes, com pelo menos 4 meses.

Com a adesão cada vez maior desse método de prevenção, além de manter o Pets protegidos também colaboramos com a saúde pública e com a não propagação de doenças e zoonoses. A vacinação animal também auxilia para redução do número geral de bichinhos suscetíveis na população.

A vacinação é um ato de amor e cuidado com o seu Pet, procure um médico veterinário de confiança.
No Hospital Veterinário Cão.Com oferecemos a aplicação de vacinas para cães e gatos, por profissionais treinados e experientes, de modo que a aplicação ocorra de forma correta para não ocasionar dor ou eventuais problemas na vacinação.

Uma dica ideal é aderir a um Plano de Saúde Animal que inclua pacote de vacinação. Dessa forma você economiza ainda mais, com preços justos, e seu Pet continua saudável e protegido contra doenças infecciosas.

Tags :

× Atendimento