fbpx

Cão pega gripe?

Mundo Animal

Doença pode sim afetar os pets e é mais comum no inverno. Vacinação é a melhor forma de prevenir

 

A incidência de doenças respiratórias, como gripe, é maior no inverno e afeta não apenas o homem, mas também os animais de estimação. Sim, seu cão pode ficar gripado. E a forma mais eficaz de evitá-la é a vacinação. Segundo o médico veterinário Luciano Granemann e Silva, proprietário da Clínica e Hospital Veterinário 24h Cão.Com, embora não seja obrigatória, a vacina contra a gripe é recomendada para preservar a saúde e o bem-estar dos pets.

A orientação é que seja aplicada anualmente em filhotes a partir de nove semanas de vida. A imunização previne a gripe e outras doenças graves que podem surgir em decorrência dela, como a pneumonia, e que podem levar o animal à morte. “Gatos não necessitam de vacinação contra a gripe. O sistema imunológico deles é diferente”, afirma Luciano.

O veterinário acredita que as pessoas estão mais conscientes quanto à importância da imunização. “Mesmo com a crise econômica, a procura vem aumentando”, afirma. Segundo Luciano, os custos de tratamento da gripe podem chegar a 600% o valor da dose, o que além do fator saúde justifica o investimento. “Ela é a forma mais econômica e segura de prevenir a doença”, garante.

De acordo com o veterinário, o número de casos da doença em cães no país é menor em regiões onde a vacinação é sistemática, quando comparado ao de outras, como Norte e Nordeste, onde ela é incipiente.


Sintomas de gripe

Os principais são respiração acelerada, olhos vermelhos, falta de apetite, perda de peso, tosse seca, letargia, espirros e febre. Eles muitas vezes se confundem com os de alergias e de outras doenças respiratórias, como rinite.

Prevenção

  • Vacinação anual.
  • Evitar passeios em dias muito frios ou com vento forte.
  • Diminuir a frequência de banhos no inverno para uma a duas vezes por mês.
  • Lavar a cama todo mês e os cobertores e mantas pelo menos uma vez por semana.

 

SERVIÇO:

O que: vacina contra a gripe

Quanto: R$ 80 a dose (agosto 2018)

Onde: Cão.Com

Rua Madre Benvenuta,1.642, Santa Mônica. Fone: (48) 3234-2480

Travessa Stodieck, 52, Centro. Fone: (48) 3025-2203

Tags :

× Atendimento