Um simples check up pode revelar doenças invisíveis nos pets. Mesmo animais aparentemente saudáveis podem esconder condições de saúde que merecem atenção.
É comum em nossa prática veterinária examinarmos cães e gatos aparentemente saudáveis, que se mostram felizes e não aparentam ter nenhuma doença grave. Somente com a realização de um check up é possível ter o quadro de saúde completo que muitas vezes não aparece nas consultas isoladas.
Veja o caso do tártaro. É um dos problemas mais comuns que encontramos em cães de diferentes idades. É durante o check up periódico que em muitos casos identificamos a sua presença.
A recomendação médica é a realização de uma limpeza dental anual, que vem acompanhada de uma avaliação bucal mais profunda.
Este procedimento é realizado com os pets sob anestesia. Antes dele, são realizados exames de sangue e, em casos específicos, outros que podem variar de acordo com a condição física e idade de cada pet.
A remoção do tártaro é feita com equipamento especial de ultrassom, seguida por um polimento.
Realizada a limpeza, o cirurgião veterinário procede um exame geral da cavidade bucal do pet. Nesta etapa, podem ser encontrados outros problemas não visíveis anteriormente nem denunciados pelo comportamento do animal.
Pontos de inflamação, dentes danificados e cáries são apenas algumas destas condições. Dependendo do caso, o veterinário pode indicar a realização de um raio X para diagnosticar com precisão o problema.
Problemas dentais não devidamente diagnosticados e, em consequência, negligenciados, podem resultar em dor, abcessos, perda de dentes e mesmo danos ósseos mais graves no seu pet.
Nossa prática clínica nos ensinou que:
- É fundamental fazer um check up anual completo no seu pet. A saúde, o bem estar e a longevidade dele dependem disso.
- Atenda sempre às recomendações resultantes deste check up. De nada adianta realizar os exames preventivos e não dar andamento ao(s) tratamento(s) indicado(s).
- Uma vez ao ano realize a limpeza de tártaro no seu pet. Doenças dentais são doloridas e podem levar a condições ainda mais graves no fígado, rins e mesmo no coração.
- Se possível, realize a limpeza dental diária no seu pet. Isso previne inúmeros problemas futuros e aumentam significativamente a qualidade de vida do seu animal de estimação.
Seja cuidadoso com a saúde do seu pet. Agende hoje mesmo o check up anual ou a remoção de tártaro. Ele agradece!
MV Luciano Granemann e Silva – CRMV SC 2157 – Cão.Com Clínica e Hospital Veterinário