fbpx

A importância do ultrassom no Outubro Rosa Pet

Saúde dos Pets

Todos sabemos que o mês de outubro ganha um colorido especial com a famosa campanha do Outubro Rosa, onde todas as atenções são voltadas para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos tumores de mama. Não só para as mulheres, mas também para os pets. Nós da Cão.Com também estamos engajados nessa causa.

Hoje vamos falar sobre a importância do diagnóstico precoce, e essa inclui a realização da palpação das mamas (que o próprio dono do pet pode fazer) e a realização do exame de ultrassom como auxiliar no diagnóstico.  A palpação deve ser feita delicadamente onde cada mama e proximidades deve ser massageada à procura de algum nódulo (bolinha). É também importante o dono observar se essa mama tem coloração alterada, aumento de volume ou se tem presença de alguma secreção.

Se identificada alguma dessas alterações ou se o proprietário ficar na dúvida deve procurar o seu médico veterinário de confiança para esclarecimentos. Depois de identificada a alteração, o próximo passo e também muito importante é a realização do exame de ultrassom.

Aqui na Cão.Com a profissional responsável pela realização dos exames de ultrassom é a Dra. Marieli Kruger (CRMV-SC 6062), Especialista em Ultrassonografia de Pequenos Animais. Somos uma das poucas Clínicas Veterinárias na grande Florianópolis que temos aparelho próprio no local, com sala de ultrassom e o profissional disponível presencialmente em determinados horários, facilitando assim os exames de rotina, agendamentos e emergências.

O exame de ultrassom nos casos de tumores de mama é muito enriquecedor pois através dele podemos medir os nódulos mamários e ter informações sobre características como: contornos, ecotextura e ecogenicidade, além do uso do Power Doppler que é o recurso que vai nos dizer se esse nódulo é vascularizado ou não.  Após juntar todas essas informações, pode se sugerir se esse nódulo tem características benignas ou malignas.  Lembrando que o diagnóstico definitivo só pode ser realizado com a presença de citologia ou biópsia.  Com o exame de ultrassom também podemos avaliar se o nódulo está no subcutâneo (camada mais superficial) ou não, informação que, para o médico veterinário cirurgião, será de grande valia para planejamento cirúrgico.

E não só o ultrassom das mamas, mas o ultrassom abdominal também tem grande indicação para procura de metástases abdominais em órgãos internos. Sabemos que fígado, baço e linfonodos são os grandes envolvidos nos casos de tumores de mama.

Então não marque bobeira: faça os exames no seu pet, pois tumores que são identificados em fase inicial tem menos chances de se desenvolver e de se espalhar e, consequentemente, mais sucesso no tratamento. Lembrando também que a castração antes do primeiro cio ainda é a melhor opção e reduz em até 98% as chances das cadelas desenvolverem tumores de mama.

Quem ama cuida!

Tags :

× Atendimento